Seja bem-vindo a Bamboletras!

GAÚCHOS E PAULISTAS NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL MODERNO

R$59,90
O livro mostra a origem dos dois projetos políticos antagônicos que se enfrentaram no Brasil durante o século 20: o dos gaúchos e o dos paulistas e cujo último embate foi realizado nestes primeiros vinte anos do século 21.
Descrição
O livro mostra a origem dos dois projetos políticos antagônicos que se enfrentaram no Brasil durante o século 20: o dos gaúchos e o dos paulistas e cujo último embate foi realizado nestes primeiros vinte anos do século 21. Assim, ele mostra as origens e as razões históricas que ensejaram a construção desses dois projetos antagônicos e o seu desenvolvimento. De um lado o projeto dos positivistas gaúchos, voltado para o desenvolvimento do mercado interno, impregnado da responsabilidade social das políticas de Estado e pela transparência dos gastos públicos, ensaiando o Estado do bem-estar social (o possível neste Brasil) e que, depois, vai se plasmar no Estado Desenvolvimentista Brasileiro fundado por Getúlio Vargas e que se estendeu com transformações até 1990. De outro lado, o projeto oligárquico das elites paulistas, pleiteando um Estado mínimo exclusivamente em favor das elites, uma economia voltada para as exportações e uma conduta política que voltava as costas à população paulista e à brasileira. Neste início do século 21, voltaram a enfrentar-se com clareza meridiana estes dois projetos opostos. Assim, os anos do Partido dos Trabalhadores no poder retomaram (transformando) aspectos fundamentais do Estado Varguista (herdeiro da proposta positivista sul-rio-grandense), enquanto o projeto das elites liberais e neoliberais paulistas com raízes no liberalismo oligárquico da Primeira República lutou pela destruição tanto do Estado do bem-estar social quanto do desenvolvimentismo, afirmando (sobretudo depois do golpe de 2016) também a inserção geopolítica subordinada e agro mineradora exportadora do Brasil no mercado mundial, ao mesmo tempo implantaram políticas que ameaçam até mesmo a sobrevivência física da população brasileira.
Informações Adicionais
Autor LUIZ ROBERTO TARGA
Tradutor Não
Ano de Edição 2020
Editora Mottironi Editore
ISBN 9786587368016
Ano 2020
Edição 1
Origem Nacional
Formato Livro
Encadernação Brochura
Idioma Português
País Brasil
Páginas 488
Altura 23cm
Comprimento 16cm
Largura 4cm
Peso 0,400g
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: GAÚCHOS E PAULISTAS NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL MODERNO

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
Tags do Produto

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.