Seja bem-vindo a Bamboletras!

CIDADE POROSA: DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO

R$82,90
Uma visão original do Rio de Janeiro, este livro destaca os encontros, convívios e trocas de saber que ajudaram a gerar as culturas do samba e do Carnaval. Trata também da larga história dos processos de urbanização da cidade e suas pluralidades culturais.
Descrição
Uma visão original do Rio de Janeiro, este livro destaca os encontros, convívios e trocas de saber que ajudaram a gerar as culturas do samba e do Carnaval. Trata também da larga história dos processos de urbanização da cidade e suas pluralidades culturais. Durante a década de 1990, o Rio de Janeiro ganhou o epíteto de “cidade partida”, imagem ainda mais exacerbada pelos contrastes sociais e econômicos. No entanto, esse mesmo caldo cultural foi moldado por fronteiras porosas e encontros multiétnicos. Com base em uma ampla gama de fontes, como teorias urbanas, literatura, pintura, música popular e cinema, além de planos urbanos, censos, testemunhos orais, memórias, cartas e relatos de viagens, Cidade porosa renova os estudos sobre o papel do Rio de Janeiro na formação da cultura nacional e sua importância para os principais debates globais sobre modernidade e práticas urbanas. Oferece ainda uma perspectiva original ao concentrar sua análise na Cidade Nova, área tradicional da cidade, desde sua criação, em 1811. Outrora conhecida como Pequena África ou Bairro Judeu, o bairro sempre foi uma referência importante para escritores, artistas, cientistas sociais pioneiros e visitantes estrangeiros — de missionários cristãos a Orson Welles. A Cidade Nova também desempenhou um papel central nas narrativas e mitos do Brasil como “o país do Carnaval” ou da “democracia racial”. O que é aparentemente insular em Cidade porosa se revela uma análise abrangente em que Bruno Carvalho cunha um novo conceito, o de porosidade, em vez dos já consagrados “sincretismo” e “miscigenação”. Publicado originalmente em 2013 nos Estados Unidos, ganhou o prêmio Roberto Reis da Brazilian Studies Association no ano seguinte.
Informações Adicionais
Autor BRUNO CARVALHO
Tradutor Não
Ano de Edição 2019
Editora Objetiva
ISBN 9788547000943
Ano 2013
Edição 1
Origem Nacional
Formato Livro
Encadernação Brochura
Idioma Português
País Brasil
Páginas 408
Altura 20,8cm
Comprimento 13,6cm
Largura 2,2cm
Peso 0,477g
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: CIDADE POROSA: DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
Tags do Produto

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.