Seja bem-vindo a Bamboletras!

LIGA DA CANELA PRETA

R$40,00

Sob Encomenda
Escrito pelo historiador e pesquisador José Antônio dos Santos, a obra é resultado de uma pesquisa de seis anos. O livro investiga uma das passagens menos documentadas do futebol gaúcho: a história dos clubes e associações esportivas que, na primeira metade do século XX, promoveram campeonatos de futebol onde o povo negro era o protagonista e que iam contra a estrutura então estabelecida.
Descrição
Escrito pelo historiador e pesquisador José Antônio dos Santos, a obra é resultado de uma pesquisa de seis anos. O livro investiga uma das passagens menos documentadas do futebol gaúcho: a história dos clubes e associações esportivas que, na primeira metade do século XX, promoveram campeonatos de futebol onde o povo negro era o protagonista e que iam contra a estrutura então estabelecida. Em “Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol”, José Antônio afirma que não houve exatamente uma Liga da Canela Preta no início do século XX em Porto Alegre. Segundo Santos, desde 1913 os moradores dos bairros negros constituíram ligas de futebol de várzea com pomposos nomes que lhes concediam identidade e um sentido associativo. Surgiu assim a Liga de Futebol Sul-Americana e, mais tarde, brotaram tantas outras. Em 1920 nasceram na várzea a Liga Nacional de Football Porto-Alegrense, a Associação Esportiva de Football e a Associação de Amadores de Football. Seus times jogavam entre si nos mesmos campos dos baixios da cidade. E se sucederam associações ao longo dos tempos”. E prossegue: “Santos vasculha sobre o nascimento do futebol em Porto Alegre, de como as comunidades alemã e portuguesa incentivaram a prática do esporte bretão com o propósito de alternativa saudável de lazer. E de como, à parte os amistosos de pioneiros clubes de euro-descendentes, a exemplo do Grêmio, Fuss-Ball e Rio Grandense, negros e brancos pobres se organizaram em sociedades, agremiações bailantes, culturais, beneficentes e blocos de carnaval em demonstração de força política de identidade e de sobrevivência social, 15, 20, 25 anos adiante da Abolição da Escravatura, de 1888.
Informações Adicionais
Autor JOSÉ ANTÔNIO DOS SANTOS
Tradutor Não
Ano de Edição 2018
Editora Diadorim
ISBN 9788593107085
Ano 2018
Edição 1
Origem Nacional
Formato Livro
Encadernação Brochura
Idioma Português
País Brasil
Páginas 191
Altura 21cm
Comprimento 14cm
Largura 1cm
Peso 0,200g
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: LIGA DA CANELA PRETA

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
Tags do Produto

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.